sábado, 13 de abril de 2013


História do Clube Atlético Mineiro - Parte 01





Em 25 de março de 1908, um grupo de 22 meninos com idade média de 13 e 14 anos tiveram a visionária idéia de criar um clube de futebol. Mal sabiam esses garotos que dali surgiria o gigante e amado CLUBE ATLÈTICO MINEIRO.

Começando nossa história, vamos dar nome aos nossos heróis. Eles eram : Eurico, Catão, Leônidas Fulgêncio , Raul Fracarolli, Hugo Fracarolli, Mário Toledo, Mário Lott, margival mendes leal, Benjamin Moss Filho, Mário Neves, Carlos Maciel, João Barbosa Sobrinho, Aleixanor Alves Pereira, Antônio Antunes Filho, José Soares Alves, Augusto Soares, Humberto Moreira, Júlio Menezes Melo, Sinval Moreira, Horácio Machado, Francisco Monteiro, Jorge Dias Pena e Mauro Brochado.

Na maioria , filhos de famílias ricas, esses meninos estavam em BH para estudar. Essa turma frequentemente jogava aquele futebolzinho que agente tanto gosta, e eles logo reconheceram o potencial de criar um time mas sério, um grupo que almeijava ser o melhor, sonhava alto...    E em 25 de março de 1908 é fundado no Parque Municipal de Belo Horizonte o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO.

     
Clube fundado, planos traçados, agora era por tudo em prática. O primeiro ano da vida do nosso GALÃO se deu para estabilizar e formar a base do clube. Essa base era composta por Eurico (Goleiro); Mauro e Raul (zagueiros); Leônidas (lateral-direito), Mário Toledo (lateral-esquerdo); Hugo (volante); Mário Lott (meia); Horácio (ponta-de-lança); Francisco (ponta direita) Margival (centroavante) e Benjamin (ponta esquerda).

Depois disso o uniforme. Inicialmente os fundadores pensaram numa camisa branca com uma listra verde horizontal na altura do peito. Mas não durou muito,  no mesmo ano, em 1908,  já surgiu o inconfundível manto preto e branco. Mesmo que a primeira camisa fosse toda preta.


Um ano depois, em 21 de março de 1909 a primeira partida. O adversário era o Sport Club Futebol. O galo estreou com uma vitória por 3x0. O primeiro gol da história do galo foi do atacante Aníbal Machado. Os demais feitos por Mário Nunes e Zeca Alves


Esse é o iníco de uma série que conta o início da história do CLUBE ATÈTICO MINEIRO.






Fonte:  "Galo uma paixão centenária" 2ª Edição Editora Gutenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário